top of page
download-removebg-preview.png

Quem foi Renato Pacheco ?

Renato Pacheco.jpg

RENATO PACHECO
(1928-2004)

 

O mestre capixaba nasceu em Vitória, em 16 de dezembro de 1928. Em 1951, recebeu o título de bacharel pela Faculdade de Direito do Espírito Santo. Fez o curso de Pós-graduação na Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Licenciado em História, em Colatina, atuou como professor na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UFES (livre docente) e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cachoeiro de Itapemirim. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo; da Comissão Espírito-Santense de Folclore; da Academia Espírito Santense de Letras e da Academia Capixaba dos novos. Fez parte do grupo de Letras. Também ocupou o cargo de Juiz de Direito, desde 1957, em Vitória e Guaçui. Com a morte de Renato Pacheco, ocorrida em 18 de março de 2004, o Espírito Santo perdeu um dos mais preciosos representantes daintelectualidade capixaba. Renato Pacheco publicou os seus textos nos principais jornais e revistas do Estado, tendo como destaque a coluna literária na revista “Vida Capixaba”. Entre as obras que escreveu: “Antologia do Jogo do Bicho” (1951), “A oferta e o Altar”(romance, 1964), “Medicina Popular em São Mateus (1963)”, “Contos de Fernão Ferreiro e outros poemas heterônimos”, “O Brasil e a Futura confederação mundial eoutras ensaios”, “Alguns métodos e técnicos de pesquisa, na ciência do Direito”, “Cerâmica popular em Vitória”, “Casa de Farinha em São Mateus”, “Colonos Alemães no Espírito Santo: progresso ou estagnação?” Ecoporanga: da concepçãoà vida adulta - “Resgate de memória de Ecoporanga”. “Augusto Ruschi: O verdadeiroque virou cientista”, “Pedro Leppaus: erro judiciário contado ao povo”, “Textos de História e Geografia do Espírito Santo”, Fuga de Canaã: decadência de uma família alemã no Brasil”, “Desfiadeiras de Siri da Ilha das Caieiras”, “Catraieiros da Baía de Vitória”, “Festa de São Pedro na Praia do Suá”, “Presentes de Natal para três pessoas simples” (versos,1968), “Poesia Entressonhada” (versos,1949), “Bilhete para Cervantes” (poemas,1948) “Pobres Crianças do Brasil” (em colaboração,1947), “Procissão de São Benedito”, em Vitória, “Índice do Folclore Capixaba” (em colaboração com Luiz Guilherme), “Norte do Espírito Santo: Ciclo Madeireiro e Povoamento”.

História da instituição:

 

A escola iniciou suas atividades pelo Ato de Criação da Portaria nº 246-R de 12/12/2006 com amparo legal na Lei 9394/96 – Resolução do Conselho Estadual de Educação nº 137/99 – Resolução CEB/CNE nº 03/98. Seu gerenciamento teve início na data de 01/02/2007. A secretaria de Educação/SEDU tinha como objetivo para essa escola o horário em tempo integral, haja vista o grande número de matrículas não foi possível, ficando a proposta de tempo integral para uma outra instituição, na época. Somente em 2021 essa proposta foi implantada nesta instituição, ofertando a modalidade de Ensino médio integrado a educação profissional em tempo integral. A Escola dispõe na sua gestão administrativa de (01) um (a) Diretor (a), 01 Coordenador Pedagógico (CP), 01 CASF e de 01(um) Conselho de Escola que é formado por representantes do corpo docente, do corpo discente, pais, segmento administrativo e comunidade, tendo o Diretor da Escola como Presidente. A escola recebeu esse nome em homenagem ao professor, juiz, jornalista, historiador, sociólogo, folclorista, poeta, contista, romancista Renato José da Costa Pacheco. Algumas pessoas quando se dirigem à Escola chamam-na de “Pachecão”, devido a imponência da sua construção.

História do bairro:

 

O Bairro onde está situada a EEEM Professor Renato Jose da Costa Pacheco é um dos mais populosos da capital, considerado de classe média. Faz divisa, ao norte, com o município da Serra. Também é limitado pela Praia de Camburi e pela Rodovia Norte-Sul. É isolado dos demais bairros de Vitória, pois é vizinho de uma grande área reservada, que compreende o Aeroporto de Vitória, a mata de restingae a estação de tratamento das águas. O bairro foi planejado com muita organização, o centro comercial conta com quatro grandes supermercados, padarias, lanchonetes, restaurantes, Pronto Socorro e Maternidade, Shopping Center, Faculdades particulares, Escolas de Educação Básica, igrejas, gráfica, entre outros. Parte dos moradores são funcionários públicos, pequenos empresários e de grandesempresas como CST/ Arcelor e CVRD. É uma comunidade unida e participativa. Pode-se dizer que é um bairro bem situado no contexto sócio-econômico-cultural.

download-removebg-preview (2).png
site.png

(27) 3317-5309

site2.png

07:00 às 20:00

bottom of page